{Livro} A viagem de 100 passos: um pequeno adendo

Padrão

É. Então. Bem que eu falei que era quase trapaça resenhar um livro sem terminá-lo, né?

Pois bem. Não me atentei que o livro “A viagem de 100 passos” do Richard C. Morais tinha uma quarta parte e é nesse último trecho que a obra se revela, enfim, encantadora.

Nessa etapa, Hassan Haji liberta-se de sua fase de aprendizado e se muda para Paris. Ali, o livro –  e também a vida do personagem – revelam-se lindamente.

De um bocado de trechos descritivos e chatos, o autor renasce, areja a obra e traz novo frescor para a história na reta final. Hassan amadurece em uma Paris hora promissora, hora em decadência e um novo personagem é introduzido, peça-chave na vida do jovem chef de cozinha.

Sem revelar muito, devo dizer que esse é o trecho mais fundamental do livro, em que finalmente há reflexão sobre o que é escrito e, nós, como leitores, finalmente conseguimos nos entreter com as experiências de Haji.

Então, se você se interessa por livros de cozinha e tem fôlego para aguentar quase 200 páginas de uma história descrita no pretérito para, enfim, se deliciar com as últimas 100 páginas de uma bela reflexão sobre a culinária e a alta gastronomia parisiense – ainda que romanciada – agarre o livreto com todas as suas forças, porque vale.

Cheguei a me emocionar ao final de dois capítulos e precisei ler os “Agradecimentos”, a quarta capa e as orelhas da obra para, enfim, conseguir largá-la ao terminar!

Nem preciso dizer que estou louca para ver o filme, né?

 

Imagens: Divulgação de “A 100 passos de um sonho”

________

Lulu se precipitou ao avaliar a obra e agora está envergonhada! =P

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s