{Reflexões} alimento para alma

Padrão

Eu não sei se eu posso falar sobre tudo aqui. Provavelmente não, afinal o foco desse blog é a divulgação do café, dos assuntos relacionados à bebida, ao grão, ao seu cultivo e suas harmonizações… Mas não é de hoje que venho falando de outros muitos assuntos como cinema, música, livros, mas sempre tendo como plano de fundo a comida, né?

Só que, é bem verdade, que me interesso menos pela questão física da alimentação em si e muito mais pelo que esse ato representa para gente.

Uma vez li em um blog de uma moça que estava tentando emagrecer que a nossa relação com a comida deve ser fria e objetiva: comida é SÓ comida. Fiquei triste e decepcionada. Eu entendo que a gente não deve encarar a comida como uma válvula de escape, nem comer por impulso. Mas eu acho sim que o ato de comer não tem nada de frio. Pelo contrário: Está mais para o sagrado. Além do ato de cozinhar, claro, que é ainda mais precioso.

Eu, mesmo sabendo cozinhar muito pouco, e sempre estando muito, muito cansada para encarar a cozinha quando chego em casa, tenho me esforçado cada vez mais para que o ato de cozinhar seja menos dolorido e mais divertido. Porque comer já é gostoso, nem precisa de esforço. 😉

Então vim aqui falar de um piquenique que eu participei no último domingo.

trio4

Fomos em um grupo pequeno de amigas ao Solo Sagrado da Represa de Guarapiranga, templo da Igreja Messiânica. Eu não tenho nenhuma orientação religiosa, mas respeito muito templos e igrejas, porque são espaços de contemplação e reflexão. E foi exatamente isso que fomos fazer lá.

Acordamos cedo e fomos de carro. É impressionante a sensação que nos preenche ao ver água em São Paulo. Água abundante, a perder de vista, como é quando chegamos ao pé da represa, ainda em Interlagos, no começo do caminho. Meus olhos, ali mesmo, já se encheram de alegria!

Quase uma hora depois dirigindo, chegamos a uma pequena alameda e à entrada do Solo Sagrado. Bem recebidas, estacionamos em uma sombra e fomos conhecer o espaço. Domingo estava um dia lindo e ensolarado, então as cores e tonalidades de verde estavam maravilhosas. E, depois, as flores. Muitas e de todas as cores: azuis, vermelhas, róseas, amarelas!

trio2

Depois de mais uma hora de caminhadinha para cima e para baixo naquele espaço amplo, em que a respiração vem mais fácil, apesar do super sol nas nossas cabeças, sentamos à beira da represa, sob uma árvore e tiramos nossos quitutes para o piquenique.

Eu levei frutas (morango, ameixa, banana, tangerina) e sanduíches de atum, temperados com a única erva que conseguiu resistir na minha horta: o alecrim!. As meninas levaram pão salgado de tomate seco, bolinho de bem casado, brownie feito em casa, castanhas e chá gelado. Tudo delicado. Tudo bonito. Tudo gostoso.

trio3

Ficamos ali algumas horas comendo, lendo, conversando sobre o que nos alegra e o que nos aflige. Uma manhã de grande celebração, propiciado pela beleza do lugar, pelo cuidado no que levamos para comer e pela leitura.

Foi um momento desses raros, que não quero esquecer, de grande impacto e de nutrição dos nossos “seres” para toda uma semana. Quiçá para uma vida toda. =)

trio1Eu não sei quem disse isso, mas minha avó e minha mãe repetem sempre: a vida é feita desses momentos raros e são exatamente desses que nos lembramos com mais clareza e doçura.

A minha avó materna ainda tem uma bela fala: Ela diz que sempre soube exatamente, naquele momento preciso em que vivia, o que a fazia feliz. E, nesse domingo, essa sua sabedoria estava ali comigo, me fazendo saber exatamente que aquele foi um momento que me fez muito, muito feliz.

____________

Imagens: Marina Camargo e Ana Paula Ueti

3 comentários sobre “{Reflexões} alimento para alma

  1. Marina

    Lú, que delícia de relato! Realmente nosso domingo foi maravilho, um domingo para lembrarmos de como somos felizes e que temos amigos maravilhosos! Te amo amiga linda! ❤ =)

Deixe um comentário

