{Comida} Quinta-feira sem trigo

Padrão

Conseguir, não consigo. Tem um caminho loooongo para que eu consiga eliminar as carnes da segunda-feira (#segundasemcarne) e o trigo das quintas (#quintasemtrigo).

Os dois movimentos sugerem uma reflexão sobre a alimentação. Afinal, o que estamos comendo? Conseguimos ficar sem? Precisamos disso todos os dias, três vezes ao dia?

Confesso que o trigo é ainda mais complexo de eliminar da dieta do que a carne, que pode ser substituída em qualquer refeição por outros pratos salgados, queijos, massas, sopas.

Mas e o trigo?

Eu sou dessas que adora pão de manhã, biscoitos, tortas e massas e mesmo aqui no café é difícil encontrar fornecedores de salgado que optem por eliminar a farinha de trigo.

Bom, então fica a reflexão e um artigo da Neide Rigo falando sobre a pupunha usada em uma receita de beiju – que também leva banana – (tudo sem trigo, ó), que ela sugere como substituição ao pão nosso de cada dia.

Agora, se você não é tão pé na cozinha quanto ela, que consegue fazer quitutes com as frutas mais exóticas que temos no Brasil, pode começar pela tapioca. E digo isso para mim também.

Fazer tapioca é simples? É. Mas eu mesma precisei assistir a uns videos no youtube para ver uma moça fazer e tomar coragem.

É mais ou menos assim:

Passo-a-passo da Tapioca pela Luiza que vos fala:

Ingredientes

  • Pacote de tapioca pronta  (mais ou menos R$5,00 o pacote com 500g, mas você pode achar mais caro ou mais barato, dependendo do supermercado do seu bairro.)
  • Uma peneira média para grande (tem gente que nem peneira, tá?)
  • Uma frigideira média antiaderente
  • Manteiga

Modo de Preparo:

  1. Pôr a frigideira no fogo alto e esperar esquentar
  2. Abrir o pacotinho de tapioca
  3. Pegar um punhado da tapioca (3 colheres de sopa, mais ou menos) e peneirar sobre a frigideira, fazendo um círculo com o pó fininho que sai da peneira.
  4. A medida que esquenta, esse pozinho vai grudando e formando um disco fininho.
  5. Quando esse pozinho estiver unido e as bordas soltando da frigideira (mais ou menos um minuto), você pode pôr um pouquinho de manteiga e dar uma viradinha, mas não precisa

Não dá nem 3 minutos e tá pronto! Aí você tira da frigideira, põe em um pratinho e pode colocar o que quiser. É muito comum se comer tapioca com queijo, coco ralado, leite condensado. É bom também só com a manteiga ou, se quiser, pode passar geléia. A ideia é substituir aquele seu pãozinho da manhã, lembra?

A linda Isadora do Gastronomismo fez há um tempão uma receita de tapioca com açaí. Ela usa polvilho azedo, que exige uma preparação anterior, então a receita é mais complicadinha do que essa com a mistura pronta da tapioca, mas você pode usar o caldinho de açaí que ela ensina e colocar sobre a tapioca feita com a nossa misturinha pronta do supermercado, tá?


E aí?

Desafio para próxima quinta-feira: tapioca no café da manhã. Tá combinado?

Tire fotinhos, por favor. Compartilha aqui comigo, please. Tô precisando de um incentivo. Obrigada!

#tapiocanocafe #quintasemtrigo

 

Anúncios

Um comentário sobre “{Comida} Quinta-feira sem trigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s