{Café} Queijos e outros assuntos

Padrão

No último domingo eu fui participar de um evento lindo. =)

Meio de pára-quedas, cheguei no número 724 da R. Treze de Maio, no Bixiga, aqui em São Paulo. Era cedíssimo, mas eu não queria perder o horário. A Casa da Treze é uma casa incrível, tombada, construída em 1929 e restaurada em 2011 para receber eventos intimistas.

E, bem, foi nesse espaço que o pessoal do Mestre Queijeiro resolveu promover o último dia da Semana do Queijo Artesanal, que começou no dia 16/07 e terminou em 20/07 (domingo) com um ciclo de palestras e sessões de degustação.

Eu fui para saber mais sobre a harmonização dos cafés com queijos artesanais brasileiros, palestra marcada para às 10h00, que seria seguida pelas harmonizações de queijos com cachaça, queijos com vinho e, por último, queijos com cerveja.

O time escalado para essas sessões era composto por pessoas de peso. Na palestra de cafés, estava a especialista Isabela Raposeiras do CoffeeLab e a Tatiana Peebles, da fazenda Yaguara.

Queridas de tudo, a Tatiana contou sobre a experiência de plantar café em meio a floresta, em Pernambuco, e a Isabela sobre os percepções que devemos estar atentos no café quando fazemos harmonizações.

Dei muita sorte, porque depois de visitar a lojinha do Mestre Queijeiro montada ali, e arrematar meio quilo de queijo meia-cura, goiabada caseira e um pacotinho do café da Tatiana, os organizadores do evento abriram para participação nas palestras da tarde.

E eu amei!

O time da tarde não deixou por menos! Foi uma delícia ouvir o estudo da professora Dra. Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira da Universidade Federal de Viçosa sobre o queijo mineiro feito com leite cru, as conquistas que esses estudos tem alcançado em conjunto aos produtores rurais, a contribuição desses trabalhos para a legislação federal e, consequentemente, o alcance a novos consumidores e a valorização dessa produção que, antes de tudo, é cultural.

O encerramento ficou com a doce produtora de queijo de cabra, Heloísa Collins, do Capril do Bosque, em Joanópolis (SP) que abriu meus olhos para a variedade de queijos saborosos derivados de leite de cabra.

Eu fui pensando em café e aprendi tanto, tanto com todos que estavam lá, que não podia deixar de compartilhar e torcer para o pessoal do Mestre Queijeiro e todo o time de especialistas, produtores, estudiosos, que os circundam, que promovam novos encontros como esse.

O trabalho do Mestre Queijeiro em juntar essas pessoas é de uma beleza inenarrável e, mais do que qualquer coisa, é um exemplo do que precisa ser feito.

Meu muito obrigada ao Bruno e ao Gustavo que me deram essa oportunidade!

 

__________________________________

Referências:

Obs.: Todas as imagens foram retiradas dos sites mencionados acima. (Casa da Treze, Yagura, Mestre Queijeiro e Capril do Bosque)

 

Anúncios

4 comentários sobre “{Café} Queijos e outros assuntos

  1. idalia

    Como fui me esquecer de te dizer isso durante todos os anos… queijo com café é harmonioso que dá um trem , sô . Aqui, é minha bebida diária café com queijo meia cura. LULU vc ja tem isso no café da casa , não ?
    Parabéns pelo post ,bjs

    • Menina Tonta

      Oi Idália! Tudo bem? A primeira vez que tomei café com queijo foi numa dessas paradas na estrada, indo para Mauá ou Paraibuna, não me lembro. Desde então acho boa essa combinação. Daquela vez foi queijo fresco e café coado. Inesquecível de bom! =)
      Ainda não implantei a idéia aqui – por uma questão de operação/fornecedor, etc. Mas logo, logo. Torça para eu conseguir!
      Hoje também veio por aqui a Santana, trazendo bombons de buriti e bacuri. Exótico. Fiquei com alguns para ver a saída. Vamos testar!
      beijos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s