{Reflexões} Com ou sem açúcar?

Padrão

Sim. É verdade. Todo mundo que é conhecedor de café vai dizer: beba sem açúcar (e sem moderação!).

Mas eu tenho algumas reflexões sobre esse assunto. Assim como tenho em relação ao gelo no vinho branco, à cachaça envelhecida para fazer caipirinha, ao chocolate 70% e mais montes de mitos e verdades que assolam os nossos tão longamente cultivados hábitos alimentares.

Não vou me alongar, mas vou dizer. Dizer que o café sem açúcar é possível e divino quando é bom. E quando você quer sentir o gosto do café. 100%, só ele. Ou acentuado, quando combinado com alimentos que têm o poder de fazer isso: pão de queijo, por exemplo. Ou bolo de fubá.

Mas quando a vontade é do cafezinho de casa, aquele que a vó fazia para gente, ou quando a gente passa para as visitas queridas depois do almoço ou no sábado à tardinha, bem, aí a história é sempre outra.

Se a vontade é fruto da saudade, o café tem que ter o jeito que a gente quer: muito açúcar, pouco açúcar, adoçante, mel, mascavo… ingredientes que vão levar a gente ao gostinho de memória.

Agora, se a vontade tem rebolado e quer novidade, curiosidade, experimentação, arrisque o primeiro gole sem açúcar, sem adoçante, sem nada. Assim mesmo. Só para ver como é que é. Para desafiar o paladar aos nuances da bebida, reconhecer o caramelo de que a embalagem fala, ou aquele gostinho final de frutas vermelhas que o barista jurou que tinha!

Mas olha, longe de regrinhas. A gente toma o café do jeito que a gente quer – mas que, por favor, ele seja de qualidade. Combinado?

_______________

Lulu confessa: às vezes gosta de tomar café com açúcar só para lembrar do cafezinho da cantina da faculdade, que ela comia com bombom alpino. Hmmmm.

Anúncios

Um comentário sobre “{Reflexões} Com ou sem açúcar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s